segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Mito 1: O bebé só fica bem com a mãe...

Sem dúvida um mito.....

Antes de ser mãe sempre achei que, em algumas situações, as próprias mães eram as suas piores inimigas.  Agora que sou mãe continuo a achar o mesmo :)

É certo que cada bebé é diferente, mas as mães nem sempre facilitam a integração do bebé no mundo que o rodeia:
- não partilham as atividades com o marido (na maioria das vezes a desculpa é sempre a mesma, "o bebé só liga à mãe")
- não tentam educar o bebé para o ritmo que vai encontrar na creche.  Por ex,  eu habituo o meu baby a estar no berço ou espreguiçadeira,  e só o tiro de lá passados uns minutos de começar a chorar. Resultado: o choro é cada vez menos angustiante. :)
- não deixam ninguém pegar no bebé
- limitam em demasia a sua vida social usando como desculpa o bebé (quanto mais cedo o bebé se habituar a rotina dos pais melhor). Todos os fins-de-semana temos o hábito de estar com a minha família e a do meu marido. O bebé desde dos seus 15 dias que vai a casa dos avós e bisavós.

É certo que o vínculo da mãe com o bebé é muito forte mas cabe à mãe ter um papel ativo na integração. Deixo algumas dicas:
- depois do bebé mamar, podem pedir ao  pai ou a outra pessoa para colocar o
Bebé a arrotar (as vossas costas vão agradecer :) )
- no meu caso o banho é tarefa exclusiva do pai, desde que o bebé nasceu
- de vez em quando a mãe deve sair e deixar o bebé com o pai ou um familiar (é só vantagens: habitua-se a outras pessoas e a beber o leite pelo biberão, o que vai facilitar com certeza o período de adaptação na creche); uma vez por semana deixo o bebé com o meu marido para ir ao yoga
- muda de fraldas pode ser feito por outra pessoa,  quando não estamos sozinhas com o bebé

Estas são apenas algumas das estratégias que uso. Espero que sejam úteis. Alerto que as faço porque felizmente o bebé nasceu de termo e não teve qualquer complicação médica. E recordo,  cada caso é um caso :).

Babykisses

Sem comentários:

Enviar um comentário