domingo, 26 de outubro de 2014

Voltei ao trabalho e quero continuar a amamentar

Já regressei ao trabalho. Mas quero continuar a amamentar,  por isso tenho de tirar leite materno no local de trabalho para manter a produção de leite constante.

Apesar de ser uma tarefa rápida e aparentemente simples, obriga a alguma logística.

Vou contar-vos como faço. Esta informação pode ser útil para outras mamãs :)

O que é necessário levar
- bomba para tirar leite que funcione a pilhas (se assim não for, tirar leite fora de casa, pode ser quase tarefa impossível; a bomba que tenho é da medela,  recomendo)
- pilhas sobresselentes (eu uso pilhas recarregáveis)
- funil de extração de leite que se adapta na bomba
- 2 biberões preferencialmente que tenham tampa (em vez da tetina)
- sacos de plástico (para guardar o funil de extracção depois do uso)
- caneta de acetato
- saco de esterilização no microondas
- pacote de lenços
- almofadinhas com gel refrigeradas para manter o leite refrigerado durante o transporte
- mala térmica que permite colocar tudo o que descrevi anteriormente e que seja fácil de abrir e transportar. O ideal é também ter uma zona não térmica para colocar a bomba.

Como faço
1 - Em casa esterilizo os biberões e o funil extrator. Depois de esterilizados coloco os biberões com tampa na zona térmica da mala e o funil extrator dentro do saco para esterilizar no microondas. Na zona térmica coloco ainda as almofadinhas de gel que estão no frigorífico (dentro de um saco -  utilizo os sacos para as sandes).

2 - assim que chego ao trabalho coloco as almofadinhas de gel (que estão dentro de um saco) no frigorífico.

3 - na hora de extrair o leite dirijo-me à casa de banho (não é o local ideal ppr questões de higiene, mas não tenho outro local. As salas são todas envidraçadas). Na casa de banho coloco o tampo da sanita para baixo . Depois lavo as mãos. Fecho a porta da casa se banho e tranco-a com a  ajuda do braço e cotovelos (não uso as mãos para não as contaminar). Coloco no meu colo um lenço de papel e coloco a tampa do biberão. Atarracho o funil de extração ao biberão e depois coloco a bomba. Começo a tirar leite.

4 - demoro cerca de 10 minutos. Para ser mais rápido faço extração manual ao mesmo tempo :). Depois de tirar o leite tapo o biberão e coloco-o na mala térmica. Guardo a bomba. Enrolo o funil em papel. Saio da casa de banho.

5 -  na zona de lava mãos, lavo o funil com o detergente para as mãos e evito tocar no lavatório com o funil (se preferirem podem levar tambem detergente próprio para lavar os biberões e afins)

6- depois de lavado coloco o funil no saco de esterilização.

7- Guardo os biberões com leite no frigorífico da empresa.

8- No microondas faço a esterilização do funil e guardo-o na mala,  dentro do saco de esterilização. Utilizo a caneta de acetato para marcar a utilização do saco de esterilização.

Da próxima vez é voltar a repetir todo o procedimento. Demoro cerca de 10 minutos de cada vez e faço-o duas vezes por dia.

Ao fim do dia
Vou buscar o leite ao frigorífico. Coloco-o na mala térmica juntamente com as almofadas de gelo que também estão no frigorífico.

Quando estou fora do escritório
Não arrisco. Tiro leite mas deito-o fora.

Quando chego a casa
Coloco o leite nas bolsas de conservação de leite materno e identifico-as. E claro coloco também leite nos frascos que vão ser entregues ao banco de leite.

Depois de um longo e descritivo texto acho que não me esqueci de nada :).

Babykisses

Sem comentários:

Enviar um comentário